quinta-feira, 14 de outubro de 2010

shiatsu

Shiatsu

Shiatsu – é uma massagem japonesa criada em fins da era Meiji (1868), a partir dos recursos de pressão e vibração da técnica japonesa do Anma. A palavra japonesa Shiatsu significa pressão (“Atsu”) com os dedos (“Shi”).

O Shiatsu é uma das ramificações da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) ou Medicina Tradicional Oriental que trabalha com pressão com os dedos em cima dos canais de energia do corpo (meridianos), assim equilibrando o fluxo de energia vital (“Ki”); Também atuam neste fluxo energético o Do-in, a Acupuntura, o Anma, o Tui-na, entre outras terapias.

O Shiatsu é extremamente recomendado contra problemas de coluna, estresse, insônia, problemas de deficiência funcional de órgãos, como problemas de rim, problemas com evacuação e até mesmo uma simples queimação do estomago, problemas psicossomáticos como depressão, baixa auto-estima, e uma infinidade de outras coisas.

O Shiatsu não é recomendado para febres, infecções, doenças contagiosas, fraturas, câncer sem tratamento. Deve ser usado criteriosamente nos primeiros três meses de gestação, uma vez que há pontos de pressão (tsubôs) contra-indicados para a gestante.

Como é feito

Na prática, o Shiatsu utiliza técnicas de pressão, percussão, fricção, fribracao, pinçamento e imposição de dedos e mãos em pontos e áreas especificas do corpo, alem da movimentação de articulações e manipulação de estruturas músculo-esqueleticas com o objetivo de atuar na circulação “energética” através de técnicas de tonificar, sedar, regular, purificar e aquecer e, assim, promover a homeostase orgânica, psíquica e sobretudo energética.

O terapeuta, usando os polegares, as palmas das mãos e ate mesmo o cotovelo, pressiona pontos ao longo dos meridianos do nosso corpo, de modo ritmado e modulado e vai, com estes toques, desbloqueando a energia vital. Alem disso, usa técnicas de manipulação, alongamento de músculos e tendões, rotações de juntas, pressão em músculos tensos ou doloridos, melhorando a circulação do sangue e linfa. Como resultado, relaxa o sistema nervoso e muscular, desenvolvendo um ritmo de respiração mais eficiente e um melhor equilíbrio energético.

Em que se baseia

A terapia do Shiatsu não é fundamentada no modelo bio-médico ocidental, ela é baseada numa concepção oriental onde acredita-se que a cura não deve ser feita através da doença. Buscando-se o fenômeno que a provocou, naquele doente, deixando claro que cada paciente é um, e único na sua individualidade. Para a Medicina Oriental, os pontos doloridos no nosso corpo, são pontos de bloqueio de energia vital e sua desarmonia energética, ora em excesso em determinados meridianos, ora deficiente em outros, é a causa das doenças.

Como a medicina preventiva, o objetivo é a harmonia e a manutenção da forca vital, acreditando que o corpo harmonizado, energeticamente, é saudável e não necessita de medicamentos.

Princípios

O fluxo de energia vital se faz por meio de canais do corpo humano, conhecido como ”meridianos”. Em alguns pontos esta energia pode ser interrompida por algum distúrbio, tendo seu fluxo prejudicado gerando situações de excesso de energia ki (“Jitsu”) antes do tsubô e deficiência de energia (“Kyo”) depois do ponto. No Shiatsu os tsubôs são pressionados para normalizar o fluxo da energia ki. Um meridiano que esteja com excesso de energia ki, ou seja, esteja Jitsu, se apresenta normalmente dolorido e tenso; já o meridiano com falta de energia ki, ou seja, que esteja Kyo, se apresenta indolor e é notada uma dor agradável ao tocá-lo, uma vez que assim se estimula o fluxo energético. Desta forma, o Shiatsu atua equilibrando os meridianos Jitsu e Kyo, normalizando o fluxo de energia ki.

Ao equilibrar e normalizar o fluxo de ki, propicia-se ao organismo as condições de bom funcionamento. As doesncas seriam causadas pelo desequilíbrio do fluxo de ki. Assim, busca-se a cura das doenças pela interupcao do estado de desiquilibrio do ki.

Os meridianos

A partir do conhecimento tradicional oriental sabe-se que o fluxo de energia do organismo segue percursos definidos por canais, de forma semelhante ao sangue pelas veias e artérias.

O canal percorre todo o corpo, da cabeça aos pés, indo e voltando. Este canal possui segmentos, os chamados meridianos. Há doze meridianos pares e dois meridianos impares (estes dois meridianos são conhecidos como “artérias”).

Cada meridiano está relacionado a certas características orgânicas, psicológicas ou emocionais. Apesar de identificado pelo nome do órgão ou função a que se relaciona mais, não afeta exclusivamente apenas um órgão.

Os doze meridianos pares básicos são:

  • Pulmões
  • Mestre do Coração/Pericárdio/Circulação-Sexo
  • Coração
  • Intestino Delgado
  • Triplo-Aquecedor
  • Intestino Grosso
  • Baço-Pancreas
  • Fígado
  • Rins
  • Bexiga
  • Vesícula Biliar
  • Estomago

Os dois meridianos impares são:

  • Vaso Consepçao, na parte anterior do corpo
  • Vaso Governador, na parte posterior do corpo

A sessão

O paciente, geralmente, passa por uma avaliação com o terapeuta e em seguida pela terapia em si. Uma sessão de Shiatsu dura normalmente 60 minutos, e seu número varia de caso para caso, podendo chegar de 2 a 4 sessões por mês.

Nesta terapia não é necessário o uso de cosméticos como óleos e lubrificantes e nem tão pouco se despir.

Quem pode fazer

Qualquer pessoa, sem limites de idade ou sexo, inclusive bebês. Adultos e idosos sentem-se muito bem pois, em sua maioria apresentam problemas de coluna, músculos e articulações. Indivíduos que trabalham no estresse das cidades grandes tem no Shiatsu um grande aliado para problemas de tensão e fadigas musculares.

Nenhum comentário: