sábado, 9 de outubro de 2010

O que é mais importante? Planejar ou Executar?

O que é mais importante?

Planejar ou Executar?

Projetar para depois realizar

Todos nós procuramos a excelência, mas, pecamos na execução de novos projetos.

A gestão tem de ser eficaz para realização das estratégias. E para a gestão ser eficaz, ela tem de estar bem alicerçada tem de ter profissionais de talento, inovar, ter um bom market, a estratégia tem de ser de qualidade e sua execução tem de ser fiel.

O foco dos gestores independente do ramo ou localização é em planejamento. O grande desafio do gestor é fazer o projeto se realizar.

Quase sempre quando a estratégia falha, o problema não está no plano, e sim na ação, ou na não ação.

A equipe tem de estar em sintonia tem de haver tem de haver comprometimento, ter as pessoas certas nos lugares certos, ter disciplina, a pessoa que faz, tem de ser recompensada.

É de extrema importância o cumprimento de tais regras.

A questão e que não basta ter estratégia certa, a menos que as idéias sejam traduzidas em passos concretos de ação.

A gestão participativa faz com que haja mais comprometimento da equipe, pois permite que as pessoas ali envolvidas mostre suas habilidades, seu talento, sua iniciativa é bem vinda,e não reprimida, há um aproveitamento nas idéias , uma vez que, quando se trabalha com um gestor centralizador , ele reprime as iniciativas. O líder tem a tarefa importante de liderar de forma consciente.

Uma forma de liderar interessante é fazer as pessoas envolvidas no processo perceberem que trabalham com o líder, e não para o líder.

Um líder tem de reunir sim, mas tem de ter o dom de se expressar. Sua fala pode agregar as pessoas, ou as fazê-las boicotar o projeto. E quase sempre o tempo gasto com reuniões é um tempo estéril.

O líder tem de ter atenção para não confundir liderança com vaidade, não tem de gerir com ego, pois, às vezes as pessoas nos falam o que queremos ouvir, e o que pedimos. E na realidade, precisamos de pessoas desafiadoras, com boas iniciativas e cheias de idéias, e temos de ter o cuidado para aproveitar as idéias de valor, sem estar preocupando com a hierarquia.

A vaidade, muita das vezes, tem de ficar de lado.

As boas idéias têm de serem valorizadas e agregadas.

Precisamos de olho clínico para enxergar pessoas com potencial que estão na empresa para colocá-las no lugar certo. Isso é essencial para os clientes serem bem atendidos, elevar a produtividade, e diminuir o índice de turnover.

E na hora de contratar, o DP tem de encontrar candidatos que melhor enquadram no perfil desejado para a função, para que após seu ingresso, as coisas aconteçam de forma eficaz.

O líder tem de ter atitudes de valores e ética para que conquiste a confiança e seja exemplo para os demais funcionários.

O grande foco é a atitude, pois, hoje em dia, se valoriza a educação e a simpatia, pois o conhecimento técnico se adquire com treinamentos, não dizendo que o conhecimento técnico não é necessário, mas ambos têm de estar de mãos dadas.

Tem de se valorizar o relacionamento, principalmente o que é feito diretamente com o cliente.

A habilidade e competência casam muito bem com a inteligência emocional.

O dom das pessoas tem de serem valorizados, porque é primordial para o seu desenvolvimento, e satisfação dentro da empresa.

O recompensar quem faz. Pois ninguém faz nada só. Nenhum líder é auto- suficiente. Temos de saber manter a equipe integrada. Temos de saber fazer a diferença.

Devemos saber gerir negócios e pessoas. Saber gerir pessoas é ser um líder brilhante!É ser um líder nato! Estimular! Puxar a equipe, dar energia para as pessoas! Fazer o planejamento acontecer de forma eficaz.

Há empresas (devo salientar que é cultura americana) tem uma política meio cruel, não mantém o funcionário que não se adapta à cultura da empresa, pois se entendem que ele é um elemento contrário e que, pode tornar um calcanhar de Aquiles dentro da empresa, e chegar a influenciar negativamente a outros funcionários.Então o deixam ir à fim, que encontre uma empresa de filosofia diferente onde se adapte e se sinta melhor.

Há outra cultura de um grupo aqui de Minas que deram o nome de cultura comercial onde, incentivaram os executivos a perceberem novas oportunidades que aparecerem, e ficarem de olho nas falhas, ou oportunidades que aparecem e ficarem de olho nas falhas de oportunidades de negócios para o grupo. Os que têm a sensibilidade de perceberem as falhas ou oportunidades são premiados. Já os que não percebem as mesmas ficam sem os bônus.

O grande furo das empresas está na não aplicação da estratégia. Pois não dão o devido valor a ela. Isso acontece em 75% das mesmas.

A disciplina e fundamental para a ação do projeto definido. Tem que fazer cumprir o que foi planejado tem que organizar lembretes de ações e material de apoio em categorias funcionais, tem que ser tudo listado e ter objetivo no compromisso, pois do contrario haverá um grande desgaste e as atividades não serão bem conduzidos.

Tem de coletar, processar, organizar, analisar e executar. Tomar decisões de cada coisa no momento em que toma conhecimento dela. Manter o foco no que deus certo, e concentrar na próxima ação, na atividade que é mais importante.

Planejamento e parte do sucesso, mas sua base está na execução. O líder tem de tomar decisões e controlar ações, tem de ter manejo, competência intrapessoal, técnica e gerencial.

O líder tem de conquistar a excelência!

Conclusão:

Planejar e imprescindível mais a execução do que foi planejado e ainda de maios importância, pois podemos fazer um projeto magnífico, mas se o deixarmos na gaveta de que adianta?

Tem de ter disciplina e seguir passo a passo para obtermos bons resultados.

Marilene Rodrigues santos souza. Aluna gestão hospitalar.Texto produzido para trabalho de administração e custos hospitalares em Outubro de 2010

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