quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Trabalho de Liderança em saúde.
Marilene Rodrigues santos Souza

Segundo ato 
A competência de pessoas.
Gestão de Conflitos e Gestão por Competências-Dois dois fatores decisivos.

Os recursos humanos são fatores importantíssimos para o funcionamento de qualquer organização .Atualmente deparamos com questões antes apontadas como burocráticas e fora de linha, principalmente quando se fala da atuação do gestor no gerenciamento de sua equipe de trabalho.o nível de conflitos elevados durante a execução de qualquer trabalho atrapalha o processo, , o gestor tem de desenvolver um gerenciamento voltado para administrar os conflitos em suas equipes, minimizando-os, e maximizando os resultados globais de sua gestão.
Um dos grandes desafios das organizações de todo o mundo é garantir que suas estratégias se transformem nos resultados esperados.
O ritmo acelerado de trabalho é altamente relevante na gestão de pessoas para o gerenciamento do processo de trabalho. Os gestores que antes, agiam de forma engessada, única, e estagnada a ponto de comprometer o crescimento da equipe, viu-se na necessidade de sofrer mudanças para o desenvolvimento de suas competências.Dessa forma, temos que começar a quebrar esse paradigma, e aos poucos adotarmos essa nova postura nas organizações e em tudo aquilo que denominarmos como projeto de trabalho
Ao deparar com conflitos, o gestor tem a oportunidade de demonstrar sua arte de gerenciar , com eficiência para atingir resultados esperados. Isso faz compor um gerenciamento moderno, e o gerenciamento dos recursos humanos será um dos componentes fundamentais.
O sucesso da gestão requer uma mistura adequada de habilidades técnicas, humanas e conceituais.O gestor tem de possuir habilidades como liderança, decisão, comunicação, capacidade de influenciar pessoas, negociação, resolução de conflitos, desenvolver autoconhecimento que vão de técnicas de gerenciamento de projetos à liderança de pessoas, e mais, conhecimento técnico dos produtos a serem produzidos, conhecimento da organização onde o projeto será executado.
Não é apenas desenvolver competências, o gestor tem de entender que, o processo de trabalho não são realizados por pessoas que trabalham isoladamente, e sim por equipes de trabalho envolvidas, competentes e motivadas. O processo de gestão de pessoas por competências e decisivo para a administração de conflitos durante a gestão , daí a grande importância de ter gestores com suas competências desenvolvidas.
Os conflitos no trabalho pode se dar pela escassez de recursos, prioridades na elaboração de cronogramas e estilos pessoais de trabalho. Conflitos decorrem do comportamento de pessoas que envolvem as equipes ou da organização como um todo, e irá dificultar na realização das ações descritas no Planejamento do Projeto, no entanto, tanto no planejamento quanto na programação, se forem bem executadas, aumentará as possibilidades de se atingir as metas propostas e os níveis de conflito podem diminuir.
Em todos os projetos e em qualquer organização, o conflito sempre será inevitável. Para tanto, devem ser administrados de modo que medidas educativas sejam colocadas para obter um resultado rápido e objetivo.
Na realidade, a proposta ideal para administração de conflitos é entrar num consenso todas as opiniões ligadas ao fator gerador do conflito, confrontar todos os dados e informações, reunir todas as pessoas envolvidas, e sempre ter como membro mediador das discussões: o Gestor que irá tomar decisões concisas, objetivas e delegar responsabilidades aos envolvidos.
Os conflitos quando de natureza comportamental podem ser gerenciados através de integração da equipe, um momento onde a figura do gerente de projetos é novamente solicitada, pois quando integrada adequadamente, a equipe do projeto aumentará sua capacidade em lidar com qualquer tipo de conflito.
Além disso, os conflitos podem ser devido a frustrações quanto a expectativas pessoais, profissionais ou relacionadas ao trabalho realizado e se não bem administrados podem surgir pelas diferenças de personalidades, já que envolvem mais que uma pessoa, os mais variados fatores geradores, e em outro nível há o conflito entre grupos.

Conclusão

O gestor que bem administra os conflitos durante o processo de trabalho, está com as suas competências e de sua equipe bem definida pois alimenta a criatividade, a inovação e iniciativa rumo ao alcance dos resultados a atingir.
Portanto os gestores se tornam auto-suficientes e conseguem evitar os conflitos por administrá-los de maneira assertiva, direta, com delegação de responsabilidades.

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