quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Crise Ambiental
Marilene Rodrigues Santos Souza
Resumo


A crise não só ambiental como também social por que passa o mundo hoje, é reflexo de um sistema econômico que gira em torno da exploração da massa trabalhadora e da acumulação de riquezas por parte dos opressores. A exploração desenfreada, o consumismo exacerbado, leva a saturação não somente da natureza, mas das relações sociais. Uma alternativa que se propõe é uma mudança na Educação e sua transformação em favor da classe oprimida, isto é uma Educação Popular.
Introdução:
Atualmente a humanidade convive com a crise ambiental, o motivo? A utilização desmedida dos recursos naturais para propiciar o desenvolvimento sócio-econômico, por tal motivo a proteção ambiental é fundamental na atualidade e legado de bem estar e saúde para as futuras gerações. Com efeito, este novo modelo incidiu inicialmente de maneira imperceptível em desdobramentos ambientais, posto que a exploração dos recursos naturais se desse de forma indiscriminada, sem que o homem atentasse para a relação direta de sua existência com o meio ambiente, principalmente quanto à utilização dos recursos não renováveis. O desenvolvimento na concepção capitalista se divorciou da preservação do meio ambiente, tendo em vista que sua concentração estava no capital e no trabalho, colocando em risco o próprio planeta ao deixar de atribuir valor.
As tentativas de proteção ao meio ambiente englobam diversos mecanismos, dentre eles a proteção jurídica de cada Estado. No Brasil, encontra-se o instituto da responsabilidade civil como uma poderosa forma de intervenção e proteção no direito ambiental, por tal motivo o presente artigo aborda a crise ambiental e as especificidades da responsabilidade civil e sua aplicação na reparação ambiental.
Objetivo:
Melhorias nas condições ambientais, com o objetivo de garantir a promoção da qualidade de vida da população e o resgate da biodiversidade.
Metodologia:
A Educação Ambiental apresenta-se, hoje, como um modelo de Educação que pode contribuir com as mudanças estruturais necessárias e prementes ao mundo, envolvendo estilos sustentáveis de vida, ética, padrão cultural e equidade compatíveis com a Sustentabilidade
O projeto luta pela manutenção da vida não só dos cursos d’água, mas também do meio ambiente ressaltando trabalho, empenho, dedicação e persistência daqueles que acreditam e devotam a sua vida à causa ambiental.
O Projeto Manuelzão trabalha voltado a preservação do meio ambiente com foco especial, na promoção e revitalização da bacia do Rio das Velhas, principal afluente da bacia do rio São Francisco. O objetivo do Projeto é recuperar a saúde ambiental do Rio das Velhas que é prejudicada com recebimento de esgoto de afluentes como o Ribeirão Arrudas e Ribeirão do Onça que cortam Belo Horizonte.
Todo este debate coloca a necessidade de se delinear estratégias e ações no campo da saúde capazes de apontar para a construção de soluções dos problemas complexos que se vive. A promoção da saúde como campo conceitual, metodológico einstrumental ainda em desenvolvimento, traz, em seus pilares e estratégias, potenciais de abordagem dos problemas de saúde: assume a saúde em seu conceito amplo, pauta a discussão sobre qualidade de vida, pressupõe que a solução dos problemas está no
potencial de contar com parceiros e a mobilização da sociedade. Trabalha com o princípio
da autonomia dos indivíduos e das comunidades, reforça o planejamento e poder local.

Método: Divulgação e educação ambiental. Luta por leis que protejam o meio ambiente como um todo,e não somente a fauna e flora como pensamos quando se fala de meio ambiente.
A crise não é só ambiental como também social por que passa o mundo hoje, é reflexo de um sistema econômico que gira em torno da exploração da massa trabalhadora e da acumulação de riquezas por parte dos opressores. A exploração desenfreada, o consumismo exacerbado, leva a saturação não somente da natureza, mas das relações sociais. Uma alternativa que se propõe é uma mudança na Educação e sua transformação em favor da classe oprimida, isto é uma Educação Popular.

Resultado:

Conclusão:
No entanto, a crise ambiental exige uma série de medidas, tanto aqueles de caráter do poder de Estado como àquelas de caráter pessoal e coletivo, retomando ao dever de reparar o dano através do instituto da responsabilidade civil ambiental. 
Existem leis ambientais com intuito de caracterizar o dano sobre àquelas atividades que propiciam a crise ambiental com a utilização desmedida dos recursos naturais e as condutas que prejudiquem a bioesfera e o ser humano, com o intuito máximo de preservação e somente em segundo momento a intenção da obrigação de reparar o prejuízo.
O que se pode concluir é que a situação em que a crise ambiental se encontra é alarmante, as catástrofes naturais estão cada vez mais freqüentes, como a formação de secas nos locais em que havia água, o derretimento dos pólos, os ciclones, os furacões, os tornados, os terremotos, resíduos tóxicos que contaminam o solo e uma gama de erros cometidos pelos humanos que afetam todas as formas de vida. A indiferença na relação do ser humano com o meio ambiente causa angústia à comunidade científica, que há décadas vem alertando sobre os impactos que o aumento do efeito estufa podem vir a causar. 

Nenhum comentário: