segunda-feira, 18 de novembro de 2013


Gestão de pessoas
Há algum tempos a gestão de pessoas passou a ser o novo paradigma da modernidade administrativa: as empresas começam a compreender que os sucessos nos negócios dependem do investimento no potencial humano. Mostra as causas dos insucessos de práticas infelizes de Recursos Humanos, faz refletir sobre a prática profissional, cultura e clima da organizacão,a visão estratégica, e oferece ferramentas para os profissionais que atuam com pessoas e buscam contribuir com essas pessoas para construir um mundo melhor em suas organizações.
O maior entrave é a cultura da organização. Quando se fala em gestão por competência, é preciso avaliar o desempenho. Isso pressupõe elogiar quem está acertando e reorientar quem está errando. Como isso não é uma cultura, não é praticado como ferramenta gerencial, é preciso realizar uma mudança cultural. Quando implantamos a gestão por competência , nunca fazemos isso de uma vez só para todo mundo. Primeiro, só os líderes. É um processo que vai, do diretor até o encarregado. É preciso mexer na cultura. Esse é o maior obstáculo. Só quando a cultura dá sinais de que está mudando é que implantamos a gestão por competência, avaliação de desempenho, para o funcionário.
Quando exercemos uma posição de liderança lidamos com um fenômeno complexo, um palco onde se movimentam vários atores, na maioria das vezes com interesses distintos, em cenários que mudam cada vez mais rapido a partir de vários aspectos.
Então temos de investir em estratégias para lidar com esse cenário complexo que é lidar com pessoas.

Diciplina de Liderança em saúde: Em 18 novembro de 2013

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