quinta-feira, 11 de agosto de 2011

BRONQUITE E RINITE ALÉRGICA.

BRONQUITE E RINITE ALÉRGICA.

Calcula-se que 10% a 25% das pessoas sofrem de Rinite alérgica. Há um caráter hereditário que aumenta em 50% , o índice de Rinite, caso um dos pais ou ambos tenham sintomas alérgicos.

Os sintomas são obstruções nasais (entupimento), coriza, prurido na garganta, nariz e olhos, espirros em salvas de 20 ou 30 seguidamente.

Os fatores desencadeantes são principalmente, poeira domiciliar ácaros), mofo, pêlos de animais domésticos como cães e gatos, mudança de temperatura, umidade excessiva, pólen das flores. Eventualmente uma gripe pode desencadear uma crise de rinite, pois nestes casos há uma desproteção da mucosa nasal e inflamação ocasionada pelo vírus, expondo a mucosa aos agentes alergênicos.

O mesmo processo alérgico poderá acometer outras partes do aparelho respiratório, com seios da face, garganta, laringe, brônquios e pulmão, provocando sintomas mais importantes e incômodos, de sinusite, faringite, laringite e bronquite.

A Homeopatia privilegia o tratamento de dentro para fora, no sentido centrífugo de saída de energia. Portanto deve-se tomar muito cuidado no tratamento da rinite alérgica, pois se for mal conduzido poderá desencadear bronquite alérgica, apesar da melhora aparente da rinite. Isto é completamente errado.

O que esperamos é uma melhora lenta e progressiva da rinite e finalmente um aparecimento da alergia na pele, principalmente das regiões de dobras, como pregas do pescoço, antebraço, joelhos.

Na Medicina Chinesa da mesma forma entende-se que o nariz, garganta e pele fazem parte do meridiano de energia do pulmão, que do ponto de vista emocional está relacionado com tristeza, angustia.

Vários autores comentam que a criança alérgica sente-se sufocada no ambiente em que vive. De alguma maneira sente-se desconfortável e corriqueiramente vemos crianças que não se sentem a vontade no ambiente familiar, havendo nestes lares brigas constantes ou exigências excessivas em relação ao desempenho da criança.

Tratamento na homeopatia é excelente com resultados bons já nos primeiros 20 dias, podendo-se estender o tratamento por um ano.

Usa-se sempre o remédio de fundo da criança, associado as fórmulas com poeira domiciliar, mofo e medicamentos para sensibilidade a mudança de temperatura.

No caso das bronquites crônicas é imprescindível acompanhamento psicoterápico do adulto ou da criança doente.

Na Fitoterapia Chinesa e Brasileira temos várias fórmulas e plantas que auxiliam no tratamento agudo e crônico da Rinite, Bronquite, Sinusite e também Otites freqüentes nestes pacientes.

Nenhum comentário: