segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Motivação e ações que podem minimizar o problema do absteísmo.

Motivação e ações que podem minimizar o problema do absteísmo.

De quem será a responsabilidade pela motivação das pessoas dentro de uma empresa? É do funcionário que deve recarregar as pilhas para ter motivação pessoal? Ou a motivação é uma função gerencial? Acho que na realidade, motivação está contida nas pessoas, e pode ser trabalhada, e influenciada por coisas externas a elas, ou pelo seu próprio trabalho na empresa.

O gerente deve saber como tirar do ambiente de trabalho as condições para elevar a satisfação profissional.

A participação dos funcionáros nas decisões ligadas è ele é muito importante para motivá-los a aumentar a produtividade, o compromisso de trabalhar metas, a motivação, e a satisfação do empregado no trabalho.

Acredito na importânciade dar recompensas devido ao bom desempenho.

Na realidade há uma grande dificuldade pois, as diferenças entre as pessoas, dificultam muito na definição de soluções que satisfaçam a todos, para que possam serem utilizadas para motivar as pessoas em igualdade de condições.O que é motivador para um, pode são ser para o outro.

A motivação funciona como um impulsionador do comportamento humano.

Acho importante a empatia entre o líder e o grupo.

Quando as pessoas de um grupo percebe seu líder de maneira positiva, haverá uma tendência natural em devolver ao líder seu reconhecimento e aceitação como forma de te dar autoridade necessária para desempenhar seu papel de dirigir pessoas.Mas quando essa empatia não existe, com certeza! O boicote é geral.

A liderança tem de existir mas tem de ser muito bem dosada.Acho que cabe bem a frase: "É preciso ser duro, mas sem perder a ternura, jamais..."

Quanto ao absteísmo?

Acho que quem se sente desmotivado no emprego tem três saídas: arrumar desculpas e faltar no trabalho, mudar de trabalho para fazer aquilo que o apaixona e a melhor opcão: criar formas de se automotivar e continuar fazendo o mesmo trabalho.

Mas como as pessoas não têm essa conciência,as empresas têm de arrumar formas para driblar o índice que é enorme e que atrapalha significantemente o andamento da mesma.

Acredito que esses tipos de ações podem ajudar na solução desse problema, ou ao menos minimizá-lo.

. Realização de exames médicos periódicos, mais detalhados, por exemplo, ultra-sonografia, densiometria óssea,teste ergométrico etc.

. Estimular consultas médicas em cardiologia, oftalmologia, ginecologia, odontologia e avaliação psicológica;

. Adoção dos programas de Prevenção e Dependência Química, Ginástica Laboral, entre outros.

.Academia de ginástica para os funcionários de risco de saúde monitorado por nutricionistas e profissional de educação física.

.Entrevistas individuais para dectar problemas nas áreas que os funcionários atuam.

.Exibição de filmes, utilização de técnicas de dinâmicas de grupo e realização de oficinas.

Acredito que haverá mudanças comportamentais, e uma visível melhoria no clima da organização e,nas relações interpessoais.

Marilene Rodrigues Santos Souza.